quarta-feira, 3 de julho de 2013

Qual o melhor passeio das férias no Maranhão? Participe da nova enquete do Portal do Governo e dê sua opinião!

Durante o período de férias muitas pessoas aproveitam para realizar a desejada "viagem dos sonhos", inclusive com rotas internacionais como destino. Mas para quem está no Maranhão e não quer gastar tanto dinheiro, existem passeios encantadores, que vão desde a simples visitação ao conjunto arquitetônico do Patrimônio Histórico de São Luís, a passeios mais ousados, onde a aventura e o contato com uma natureza exuberante dão o tom, como é o caso da visita aos Lençóis Maranhenses e ao Parque Nacional da Chapada das Mesas.   

Pensando nisso, o Portal do Governo do Estado lançou uma nova enquete, onde o internauta pode participar dando sua opinião sobre qual o melhor passeio das férias no Maranhão. No dia 16 de julho o passeio mais votado será tema de reportagem especial, com informações detalhadas sobre o destino escolhido, como principais acessos, preços e horários de passeios, entre outras dicas.

Acesse www.ma.gov.br e participe!

CONHEÇA UM POUCO SOBRE CADA UM DOS PASSEIOS SUGERIDOS! 

Centro Histórico de São Luís

São Luís é dona do maior conjunto arquitetônico colonial português preservado. Cerca de 3000 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1400 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997.

Entre as principais edificações históricas estão, o Palácio dos Leões (sede do governo do estado), o Palácio de La Ravardière, a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, entre outros.    

Lençóis Maranhenses

Com um perímetro de 270 km e 156 584 ha de área, o parque está inserido no bioma costeiro marinho, com ecossistemas de mangue, restinga e dunas. Os Lençóis Maranhenses abriga em seu interior aproximadamente 90 000 ha de dunas livres e lagoas de água doce, além de grandes áreas de restinga e de costa oceânica. A faixa de dunas avança, a partir da costa, de 5 a 25 km em direção ao interior. Na região encontra-se a nascente do rio Preguiças, que corta o parque até a sua foz no oceano Atlântico.

Alcântara

Alcântara é um município que integra a Região Metropolitana de São Luis. Durante o período colonial foi um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Perto de Alcântara, há um centro espacial da Missão espacial brasileira, o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Fica também perto a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie e pela famosa Festa do Divino Espírito Santo.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.
A região é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais, como cachoeiras e quedas d'água.

Museus e Teatros

Outra grande pedida para quem está de férias no Maranhão é conhecer os museus e teatros de São Luís. Dentre os principais museus estão: Museu de Arte Sacra, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello, Museu do Negro, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho; Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, entre outros. Já os teatros, destacam-se, os Teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e o João do Vale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário